segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Chagas e cruzes que vi pelo caminho


Acompanhava em procissão os homens que iam se crucificando ao longo do caminho. Olhavam uns nos olhos dos outros e se viam. Chagas e sonhos.
Carregavam pesadas cruzes, eram os sonhos que ameaçavam a ordem e o progresso do mundo. Não se cruzavam na estrada, passava apenas um após o outro. E quem observava de fora, como por fetiche ou ignorância, aplaudia.
Eles sangravam e aquele sangue que marcava o asfalto quente sujava meu pé.
Eu vi um deles caí, mas como acompanhante não podia fazer nada além de olhar.
Quis ajuda-lo, mas o homem de capacete e escudo me puxou para dentro da faixa de contenção. O homem caiu morto no meu pé, e os cães pularam naquele corpo.
Meu estômago começou a doer, meus olhos encheram de lágrimas, mas não conseguia chorar. Peguei uma rua paralela, e enquanto saía dali, percebi o porquê das pessoas preferirem a ignorância. Não é maldade, é instinto de sobrevivência.

Mas me perguntei, e durante todo tempo me pergunto: por que será que eles ignoram as chagas, o sangue e os gritos, mas idolatram a cruz? Será que eles reconhecem os sonhos perigosos para a ordem pública? 

Nenhum comentário: