domingo, 13 de julho de 2008

Injustiças devem ser reparadas...

Sempre penso que errar não é tão ruim assim. Os erros nos fazem crescer e amadurecer. Assim vamos nos conhecendo. Mas há um limite. Quando seu erro machuca uma pessoa o certo é pedir desculpas. O problema é que isso não acontece na frequencia que deveria. E o pior de tudo é ser injusto com alguém e não dar o menor valor pra isso.

Bom, isso veio a minha cabeça por várias razões. A mágoa que sinto de algumas pessoas pelas injustiças cometidas comigo, pelo meu medo de ser injusta com os outros. Tenho um professor que me mostrou que as pessoas não são cegas assim. E que sim, pedir desculpas é uma atitude de pessoas grandiosas. Somente os grandes, tem a coragem de assumir um erro a uma pessoa supostamente em posição inferior. Não que um aluno esteja em posição inferior, mas sim o erro poderia ter sido ignorado pelo professor. Não importa quem seja, qualquer ser humano tem o direito de errar, um aprendiz ou um mestre.

Existe também um outro lado: as pessoas que não perdoam. Quem tem o direito de não perdoar? Quem é maior ou melhor? Não existe nada disso. Nunca poderemos entender completamente os motivos que levaram certa pessoa a fazer certa coisa que nos magoaram. Então, não se pode julgar. "Eu não faria isso". Sim, VOCÊ não faria. Mas as pessoas têm pensamentos diferentes. E se o que você faria fosse exatamente o que o outro não faria? Por isso, não se deve julgar e sim perdoar. A Bíblia fala disso num modo de demonstrar amor ao próximo. Mas, na verdade, é somente uma questão de consciência. De olhar os dois lados de uma situação.
Pegue um objeto e coloque na sua frente, teoriacamente você olharia de 360 ângulos diferentes e veria partes diferentes. É a mesma coisa, se você não pode ver todos os lados, não pode julgar.

> Não leve julgamento às coisas que observa, apenas testemunhe<

3 comentários:

Pedro Henriques disse...

O primeiro comentario que eu ia fazer nao lembro qual era.. =/

Mas eu realmente gostei da sua analise.. ajudou um leigo no assunto a entender um pouco mais.. xD

Noelle Bilbáo disse...

Boaaa garota!!!!!
Mandou muito bem!
Concordo em gênero, número e grau!
Beijão Ju

Ray L. disse...

Perdoar é muito difícil. Assim como reconhecer um erro e pedir desculpas. Mas a vida é isso. Erramos, perdoamos... e assim aprendemos.
Errar é um ato humano, se desculpar e grandioso, e perdoar é um gesto de amor.


Beijos minha Jujuba