domingo, 20 de julho de 2008

Tempo...

Fico pensando porquê do tempo passar tão depressa. Sinceramente, não sei. Existe um relatividade, talvez. Rapidez para alguns e a lentidão para outros. Não se pode culpar o tempo por não parar, e nem tampouco gostaria que parasse. Mas é que o tempo nunca espera. Ele, na verdade, só deixa as coisas mais longe, uma doce lembrança ou uma ferida dolorida. O tempo não é médico, não cura, e acho que até mesmo não faz esquecer. Os detalhes perdidos pelo tempo e as lacunas não preenchidas da nossa memória são só um jeito de não se apegar a algo que não existe mais. Por isso, esquecemos.

Não acredito que uma mente sã esqueça de verdade, só acho que ás vezes, até mesmo algo que lhe pareça bom, pode ser extremamente doloroso e por isso se escolhe não lembrar. Acho que a rapidez em que o tempo passa tem muito mais a ver com o que você está vivendo e o valor que dá a isso, do que com horas, minutos e dias. Se pudessemos talvez controlar o tempo, poderiamos voltar e ir aos nossos melhores dias e trazê-los de volta. Os dias que passaram rápido.

E se pudessemos ver além do dia de hoje? Ainda não decidi se eu acredito em alguém que possa prever o futuro. Fico um pouco confusa com isso. Alguns sentimentos e pressentimentos.
Essa idéia me parece pouco paradoxal. Como poderiamos saber de algo que aconteceria? Ou que possa tá acontecendo e ainda vai se revelar. Se o tempo é tão cuidadoso em não nos deixar tomar as decisões por ele, por que então alguém poderia saber o que ele planeja?

Talvez Deus seja o tempo. Ou o contrário. A ferocidade com que o tempo muda nossas vidas, não tem outra explicação se não o fato dele ser onipotente. Não se pode controlar as horas, os segundos, o tic tac. Capitão Gancho não é um vilão, é só como todos nós, alguém que teme o tempo. E o motivo de ser contra Peter Pan, inveja de não poder parar no tempo.
A angústia que tenho em relação ao tempo é reflexo do meu medo pelo desconhecido, o futuro.
E o que me resta é esperar a piedade do tempo.

>E se eu fosse o primeiro a prever e poder desistir do que for dar errado<

Um comentário:

Pedro Henriques disse...

O tempo nao para, pelo menos nisso nos dois chegamos a um consenso!

Eu acho que nos momentos felizes ele anda mais rapido e nos tristes e melancolicos mais devagar.
A razao disso eh a seguinte: ele sabe que nos temos que aprender muitas coisas, e como os momentos felizes pouco nos ensinam, acabam por passar rapido ja que nos sabemos de quase tudo. Ja os tristes, aqueles que voce aprende as coisas mais valiosas da vida, demoram a passar exatamente por esse aprendizado que alem de rico eh muito necessario.
Embora os quesitos felicidade e tristeza sejam relativos. Duas pessoas juntas, vivendo a mesma situaçao, conseguem ter opinioes diferentes, e o mesmo tempo acaba passando rapido e devagar ao mesmo tempo. Impressionante!

=]